O SIGNIFICADO DAS FLORES

Flores não são apenas flores como possamos pensar. Cada uma tem um significado diferente. Para ser sincera nem eu, até bem pouco tempo sabia. E muito provavelmente muita gente não sabe dessa. A não ser que seja um expert em flores ou seja freguês assíduo de floricultura. Mas se não for este o caso, recomendo que caso você se utilize das flores para “conversar” ou homenagear alguém, é bom saber o significado de cada uma .

Azaléias: Símbolo chinês de feminilidade, paixão frágil
Bergamotas: Irresistível
Camélias: Brancas - você é adorável/ rosas - te querendo/ vermelhas - você é a chama do meu coração
Cravos: Fascinação, amor divino
Flor de lis: Fé, esperança, sua amizade significa muito pra mim
Flor de laranjeira: Inocência, amor eterno, casamento
Gerânio: Associado com o quarto ano de casamento e com conforto, gentileza e estupidez também.
Girassol: Adoração, alegria
Magnólias: Dignidade, nobreza
Margaridas: Inocência, amor leal, pureza
Gardênias: Você é adorável, amor secreto, inconfesso
Lírios Brancos: Pureza, é maravilhoso estar com você
Orquídeas: Amor, rara beleza e refinamento e associado com o 28 aniversário de casamento
Tuberose ou Angélica: Prazer perigoso
Tulipas em geral: Amante perfeito. As vermelhas são uma declaração de amor e as amarelas dizem que o sorriso dela é como um pôr do sol.

As rosas e as cores:
Vermelhas: Amor sincero e um belo I love you.
Rosinhas: Graça, gentileza e felicidade. Para agradecer, as clarinhas são a pedida.
Chá: Sempre me lembrarei
Amarelas: Amizade
Brancas: Amor espiritual, pureza, você é um anjo, sinto a sua falta
Lavanda: Amor à primeira vista

sexta-feira, 9 de maio de 2008


Nome Científico: Bidens pilosa
Sinonímia: Bidens adhaerescens, Bidens alausensis, Bidens chilensis, Bidens hirsuta, Bidens leucantha, Bidens montaubani, Bidens reflexa, Bidens scandicina, Bidens sundaica, Coreopsis leucantha, Kerneria pilosa
Nome Popular: Picão-preto, amor-de-burro, amor-seco, carrapicho, carrapicho-agulha, carrapicho-cuambu, carrapicho-de-agulha, carrapicho-de-duas-pontas, carrapicho-picão, coambi, cuambri, cuambú, erva-de-picão, erva-picão, erva-pilão, fura-capa, furacapa, goambú, macela-do-campo, paconca, picão, picacho, picacho-negro, picão-do-campo, pico-pico, piolho-de-padre
Família: Asteraceae
Divisão: Angiospermae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Bienal
Embora no gênero Bidens existam diversas espécies ornamentais, a B. pilosa é muito conhecida em todo o mundo por ser uma invasora bastante agressiva. Presente em quase todos os continentes é considerada daninha.

Nome Científico: Beta vulgaris cicla
Sinonímia: Beta hortensis
Nome Popular: Acelga, celga
Família: Amaranthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Sul da Europa
Ciclo de Vida: Bienal
A acelga é uma variedade de Beta vulgaris, assim como a beterraba. Os gregos, egípcios e romanos já cultivavam a acelga desde a antiguidade, para alimentação humana e animal, mas ela só se tornou popular na França durante a Idade Média. A acelga apresenta folhas grandes em roseta, com pecíolos (talos) longos, firmes e largos. As folhas são brilhantes e apresentam em geral coloração verde ou avermelhada em diversas tonalidades.
Os talos e nervuras podem ser de cor branca, rósea, amarela, vermelha, verde, violeta ou laranja. As folhas podem ainda ser lisas ou crespas. As inflorescências, produzidas quando a planta amadurece, são compostas por numerosas e pequenas flores de coloração verde, com um pólen diminuto capaz de ser carregado pelo vento por longas distâncias. As raízes são engrossadas, cheias de reservas, principalmente após o primeiro ano de plantio. Elas também são comestíveis em muitas variedades.

Nome Científico: Belamcanda chinensis
Sinonímia: Gemmingia chinensis, Ixia chinensis, Belamcanda punctata, Belamcanda pampaninii, Paradanthus chinensis
Nome Popular: Flor-leopardo, lírio-leopardo
Família: Iridaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Japão e China
Ciclo de Vida: Perene
Planta muito rústica e florífera, a flor-leopardo dá um toque selvagem no jardim. Ela apresenta folhas verde-azuladas, achatadas e em forma de leque, muito ornamentais. A inflorescência surge de um longo escapo floral, e é composta de muitas flores de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada, pintalgadas, como o felino que dá nome à planta.
Vedete de muitos paisagistas, é muito versátil e adapta-se a todo território brasileiro. Sua beleza é destacada em maciços, mas também pode ser cultivada em bordaduras e canteiros, assim como em vasos. A época de floração se estende por todo o ano, mas é mais abundante no verão.
A flor-leopardo não é muito exigente. Devemos cultivá-la sob sol pleno ou

Nome Científico: Begonia semperflorens
Sinonímia: Begonia cucullata, Begonia agrial, Begonia spatulata, Begonia paludicola
Nome Popular: Begônia-cerosa, begônia-de-jardim, azedinha-do-brejo, begônia
Família: Begoniaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Delicadas e suculentas, as begônias foram melhoradas e saíram dos vasos para invadir os jardins. Atualmente, variedades de flores brancas, rosas e vermelhas e folhas verdes e avermelhadas estão disponíveis no comércio. As begônias parecem são muito floríferas e rústicas e podem compor belos maciços e bordaduras, durante o ano todo. Presta-se para o cultivo em vasos e jardineiras também.
Devem ser cultivadas a pleno sol ou a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com regas regulares. Com o tempo perdem o vigor e precisam ser trocadas anualmente. Multiplicam-se por sementes e estacas.