O SIGNIFICADO DAS FLORES

Flores não são apenas flores como possamos pensar. Cada uma tem um significado diferente. Para ser sincera nem eu, até bem pouco tempo sabia. E muito provavelmente muita gente não sabe dessa. A não ser que seja um expert em flores ou seja freguês assíduo de floricultura. Mas se não for este o caso, recomendo que caso você se utilize das flores para “conversar” ou homenagear alguém, é bom saber o significado de cada uma .

Azaléias: Símbolo chinês de feminilidade, paixão frágil
Bergamotas: Irresistível
Camélias: Brancas - você é adorável/ rosas - te querendo/ vermelhas - você é a chama do meu coração
Cravos: Fascinação, amor divino
Flor de lis: Fé, esperança, sua amizade significa muito pra mim
Flor de laranjeira: Inocência, amor eterno, casamento
Gerânio: Associado com o quarto ano de casamento e com conforto, gentileza e estupidez também.
Girassol: Adoração, alegria
Magnólias: Dignidade, nobreza
Margaridas: Inocência, amor leal, pureza
Gardênias: Você é adorável, amor secreto, inconfesso
Lírios Brancos: Pureza, é maravilhoso estar com você
Orquídeas: Amor, rara beleza e refinamento e associado com o 28 aniversário de casamento
Tuberose ou Angélica: Prazer perigoso
Tulipas em geral: Amante perfeito. As vermelhas são uma declaração de amor e as amarelas dizem que o sorriso dela é como um pôr do sol.

As rosas e as cores:
Vermelhas: Amor sincero e um belo I love you.
Rosinhas: Graça, gentileza e felicidade. Para agradecer, as clarinhas são a pedida.
Chá: Sempre me lembrarei
Amarelas: Amizade
Brancas: Amor espiritual, pureza, você é um anjo, sinto a sua falta
Lavanda: Amor à primeira vista

quinta-feira, 8 de maio de 2008


Nome Científico: Alternanthera ficoidea
Sinonímia: Althernanthera bettzickiana, Gomphrena ficoidea, Achyranthes ficoidea, Bucholzia ficoidea
Nome Popular: Periquito, apaga-fogo, periquito-ameno
Família: Amaranthaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
O periquito é uma planta herbácea bastante compacta de folhagem muito ornamental. Suas folhas são pequenas, oval-lanceoladas, de coloração avermelhada ou verde-clara, de acordo com a variedade. O periquito é uma planta excelente para a topiaria. Sua altura é bem pequena, tornando-a ideal para a composição de letreiros sobre gramados ou entre forrações de outras cores.
Os paisagistas utilizam esta planta para atender muitas empresas que desejam um jardim personalizado. O periquito no entando, exige alguns cuidados, seu substrato dever ser fértil e deve ser cultivado a pleno sol, com adubações nitrogenadas e regas frequentes. Além de letreiros, podem compor logotipos e outros desenhos, ou apenas como bordadura e forração. Prefere o calor. Multiplica-se por estaquia.



Nome Científico: Alpinia purpurata
Sinonímia: Guillainia purpurata
Nome Popular: Alpínia, Gengibre-vermelho
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ilhas dos Mares do Sul
Ciclo de Vida: Perene
De porte médio, a alpínia é uma planta que combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores pequenas de coloração branca e brácteas vermelhas ou róseas, em hastes eretas. As folhas são ornamentais também. Muito rústica, esta planta também é utilizada como flor de corte.
Assim como outros gengibres, esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra. Multiplica-se por mudas que se formam nas brácteas ou por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas com cada muda. Não é resistente ao frio.

Nome Científico: Alpinia zerumbet
Sinonímia: Costus zerumbet, Alpinia nutans, Alpinia speciosa
Nome Popular: Gengibre-concha, alpínia, louro-de-baiano
Família: Zingiberaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: China e Japão
Ciclo de Vida: Perene
De porte médio a grande, o gengibre-concha combina muito bem com paisagens tropicais. Produz inflorescências belíssimas, com flores de coloração branco-rosada, em cachos pendentes. Suas folhas são grandes e coriáceas, com longas hastes, existe ainda uma cultivar do tipo Variegata, com folhas manchadas de branco-creme amarelado. A floração ocorre principalmente no verão.
Assim como outros gengibres, esta planta aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve se cultivada a pleno sol ou meia sombra. Não tolera geadas. Multiplica-se por divisão das touceiras, tomando o cuidado de deixar uma boa parte de rizoma e folhas com cada muda.


Nome Científico: Allamanda polyantha
Nome Popular: Alamanda-de-cerca, alamanda-ereta
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto muito florífero, excelente para a formação de cercas vivas informais, não muito compactas e com muitas flores. bastante compacto e rústico, de folhas pequenas. As flores tubulares e amarelas se formam durante todo o ano, com maior ênfase na primavera. Sua utilização é ampla, podendo se plantada isolada, em conjunto ou em grupos.
Devem ser cultivadas em solo fértil sempre a pleno sol, regadas a intervalos regulares. Embora seja muito rústica, não é tolerante ao frio e às geadas. Tolera podas. Multiplica-se por sementes e estaquia.

Nome Científico: Allamanda cathartica
Sinonímia: Allamanda herndersonii
Nome Popular: Alamanda, dedal-de-dama, carolina, alamanda-amarela
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Trepadeira bastante conhecida e utilizada no paisagismo no Brasil. A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. A folhagem também é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes. É considerada planta tóxica e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.
Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e com regas regulares. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis.

Nome Científico: Allamanda blanchetti
Sinonímia: Allamanda violacea
Nome Popular: Alamanda-roxa, alamanda-rosa, orelia, rosa-do-campo, alamanda-cheirosa
Família: Apocynaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
A alamanda-roxa é uma planta muito rústica e bonita. Ela apresenta ramos longos e arroxeados e folhas ovaladas, coriáceas, verdes e brilhantes. As flores são grandes, de cores envelhecidas, que incluem o rosa, o roxo, o amarelo e o creme, de acordo com a variedade. As floração pode se extender por todo o ano, mas é mais abundante nos meses quentes.
No jardim pode ser plantada isolada ou em grupos, formando maciços e renques. No entanto é mais comum sua utilização como trepadeira, quando tutorada adequadamente sobre suportes, através de amarrios. Desta forma pode cobrir arcos, treliças e caramanchões, entre outros. Por ser uma planta tóxica, deve se ter o cuidado de mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.

Nome Científico: Aglaonema sp
Nome Popular: Aglaonema, café-de-salão, falso-café-de-salão
Família: Araceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Filipinas, sudeste da Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Aglaonema é um gênero com cerca de 50 espécies e diversas variedadas, muito cultivadas em ambientes internos. As aglaonemas apresentam textura herbácea e são pequenas, com altura variando entre 20 a 150 cm. Elas apresentam folhas grandes, coriáceas, glabras, espessas, geralmente verdes, mas de tonalidades e padrões de manchas diversas. Suas inflorescências são axilares, com espata e espádice de coloração branca ou branca-esverdeada e têm pouca importância ornamental. Os frutos em geral avermelhados podem ser decorativos em muitas espécies.
Sua folhagem exuberante e tropical é mais ou menos compacta, de acordo com a cultivar. É perfeita para decoração de interiores, em escritórios, shoppings, salas de estar. No entanto necessitam de boa ventilação e não suportam ambientes secos ou com ar condicionado. São rústicas, e não necessitam de cuidados muito especiais, sendo apropriadas para jardineiros iniciantes. Podem ser plantadas em vasos, jardineiras, jardins de inverno, ou até mesmo em canteiros no jardim, formando belos maciços ou bordaduras.

Nome Científico: Agave attenuata
Nome Popular: Agave-dragão, tromba-de-elefante
Família: Agavaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene
O agave-dragão é uma planta muito utilizada no paisagismo, em composição com outras plantas ou em maciços. Tem folhas grossas verde-claras com superfície acinzentada. Pode emitir uma inflorescência longa e cilíndrica com muitas florezinhas. Com o tempo, surgem desta inflorescência, diversas mudinhas de novos agaves-dragão.
Deve ser plantado a pleno sol, com solo fértil e com regas regulares. O agave-dragão viceja com muito mais facilidade no calor. Combina muito bem com jardins geométricos e tropicais.

Nome Científico: Agave angustifolia
Sinonímia: Agave breedlovei, Agave angustifolia 'Marginata', Agave costaricana, Agave panamana, Agave ixtli, Agave endlichiana, Agave donnel-smithii, Agave zapupe, Agave yaquiana, Agave prainiana, Agave letonae var. marginata, Agave marginata, Agave jacquiniana, Agave pacifica, Agave excelsa, Agave elongata
Nome Popular: Piteira-do-caribe, agave, agave-da-borda-amarela
Família: Agavaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Antílhas e México
Ciclo de Vida: Perene
A piteira-do-caribe é um planta escultural muito adaptada a seca. Suas folhas são longas, rígidas, em forma de espada, dispostas em roseta, com margens de coloração branco-creme ou amarelo e possuem espinhos nas margens e nas pontas. O tronco é curto e serve para a produção de Mezcal, nome genérico para os licores mexicanos, que incluem a conhecida tequila. A floração ocorre quando as plantas estão adultas e pode demorar mais de 10 para acontecer. A inflorescência é muito alta, chegando a 3 metros de altura e apresenta flores amarelas ou brancas.